segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pilates - - > Consiencia corporal

O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular. 
Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Por que praticar o Pilates?
O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

Como é o método Pilates?
O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Qual a diferença do ballet contempôraneo ou moderno com o ballet classico ?

As vezes vejo pessoas quebrando a cara para descobri qual a grande diferença entre esses dois tipos de danças. Para responder essa grande questão resolvi me aprofundar mais nessa história.
Vamos começar um pouco explicando a origem do ballet:
O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes. A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espectáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballet da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados. Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.
Ballet contempôraneo ou moderno:
O Ballet Contempôraneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma sequência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.
Bom aapós ler essas histórias e comentários de bailarinas e professores, pensso que uma das grandes diferenças é que o ballet clássico aborda uma coreográfia vamos se dizer "comportada", com brassos sempre perfeitos, colunas bem esticadas, pernas sempre estiadas (a não ser no plié). O ballet contempôraneo leva em conta uma coreografia mais "selvagem", podemos se dizer assim, levando não só em conta os passos mais o sentimento como dis o texto, as pernas qase sempre estão dobradas.
Vendo cada caracteristica desses dois tipos de dança, persebo que cada um tem seus atributos bom, então não tem como se apaixonar apenas por um, pois os dois são encantadores. Pretendo fazer umas aulinhas de ballet contempôraneo depois falo mais pra vocês.






quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Não devemos abaixara cabeça!

Por mais doloroso, por mais triste que seja, não devemos abaixar a cabeça.Não desista de seus sonhos, pois, os mais inteligentes aprenderão com seus erros. Aprenda com seus erros e não ria dos outros, pois, se você não gosta que riam de você, não faça isso com ele!
Eu sei que o ballet é uma dança sofrida, e que para ser uma grande bailarina temos que pular grandes obstáculos. Falo isso, pois já passei por essa situação, chorei, pensei em desistir, mais não vou dar ao luxo das pessoas que não acreditarão em mim de me ver caindo, de me ver desistindo.
Por causo da minha estatura, (sou bem alta) é difícil me equilibrar, mais nada que muitas aulas e dedicação me fação com seguir oque não é imposivel!
Não abaixem a cabeça, por mais duro que seja. Se você desistir por pensar que ninguém acredita em você, se lembre que com sua força de vontade você poderá mudar o pensamento das pessoas.
Eu confio em você :)