quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Qual a diferença do ballet contempôraneo ou moderno com o ballet classico ?

As vezes vejo pessoas quebrando a cara para descobri qual a grande diferença entre esses dois tipos de danças. Para responder essa grande questão resolvi me aprofundar mais nessa história.
Vamos começar um pouco explicando a origem do ballet:
O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes. A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espectáculos de poesia, música, mímica e dança. Esses divertimentos apresentados pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon. Os ballet da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados. Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.
Ballet contempôraneo ou moderno:
O Ballet Contempôraneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século e ainda preserva o uso das pontas e gestuais ainda muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança a coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma sequência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos.
Bom aapós ler essas histórias e comentários de bailarinas e professores, pensso que uma das grandes diferenças é que o ballet clássico aborda uma coreográfia vamos se dizer "comportada", com brassos sempre perfeitos, colunas bem esticadas, pernas sempre estiadas (a não ser no plié). O ballet contempôraneo leva em conta uma coreografia mais "selvagem", podemos se dizer assim, levando não só em conta os passos mais o sentimento como dis o texto, as pernas qase sempre estão dobradas.
Vendo cada caracteristica desses dois tipos de dança, persebo que cada um tem seus atributos bom, então não tem como se apaixonar apenas por um, pois os dois são encantadores. Pretendo fazer umas aulinhas de ballet contempôraneo depois falo mais pra vocês.






Nenhum comentário:

Postar um comentário